O fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo e quando ele está doente ele emite sinais de que algo não vai bem.
Neste artigo você ficará sabendo quais são os sintomas de uma grave doença que acomete o fígado e que pode levar a morte caso não seja diagnosticada de maneira precoce.
A cirrose hepática alcoólica é uma doença grave que causa várias lesões no fígado que cicatrizam, o excesso de cicatrizes faz com que o órgão acabe perdendo a capacidade de funcionar e que progrida para a falência completa.
Neste caso as lesões são provocadas pelo excesso do uso de bebidas alcoólicas, de acordo com as informações repassadas pelo portal especializado em saúde, ‘Hepato Gastro’, basta a ingestão de cerca de 20g/dia no caso das mulheres e 40g no caso dos homens, já aumenta a probabilidade do individuo sofrer uma lesão hepática grave.
O álcool ao ser ingerido é metabolizado pelo fígado. O álcool produz substâncias altamente tóxicas ao ser metabolizado causando uma greve inflamação no fígado conhecida como hepatite alcoólica.
A inflamação causada pelo uso excessivo de álcool pode criar muitas lesões, por consequência muitas cicatrizes provocando a fibrose do fígado que é mais conhecida como cirrose.
Se você sentir alguns destes sintomas, principalmente ao ingerir bebida alcoólica, você precisa procurar um médico com urgência:
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Dor abdominal;
- Perda de peso;
- Desnutrição;
- Coceira na pele;
- Cansaço excessivo;
- Inchaço no corpo.
Sintomas quando a cirrose alcoólica já está instalada:
- Amarelamento da pele e dos olhos, conhecido como Icterícia;
- Aumento da circunferência abdominal por causa do acúmulo de líquido;
- Confusão e mudanças de comportamento devido a danos cerebrais do acúmulo de toxinas (encefalopatia);
- Insuficiência renal e hepática.