Segundo o profissional da saúde Michael Horberg, responsável pelo HIV na Kaiser Permanente, os primeiros sintomas da doença são desconhecidos por milhares de pessoas. Ele exemplifica que no início alguém com HIV parece estar apenas com um resfriado.
Até o momento a doença não tem cura e ataca o sistema imunológico da vítima. Muitas pessoas tem medo de fazer o teste para saber se tem ou não HIV, contudo, saber se está contaminado quanto antes é o melhor para viver por mais tempo.
Existem vários sintomas do HIV que as pessoas costumam perceber. Alguns deles está abaixo:
1- Febre e calafrios
Como já foi explicado, o resfriado é um dos primeiros sintomas e com ele vem outros sintomas. Calafrios e Febre alta apontam que o corpo está lutando com alguma coisa que está prejudicando.
2- Acordar toda suada durante a noite ou pela manhã
Quando o HIV está atuando no corpo, ele se enche de toxinas que precisam ser eliminadas rapidamente. Por meio do suor essas toxinas são removidas, então ao acordar com uma poça de suor ao arredor é um sinal da doença.
3- Feridas no corpo
Segundo o médico Michael Horber, ao falarem das feridas no corpo as pessoas exageram, mas elas não são tão assustadoras assim. As feridas são parecidas com reações do corpo em contato com algum medicamento.
4- Dor de garganta
A doença também causa inflamação na garganta e muita dor. Michael disse que outros vírus também causam este efeito e que um profissional da saúde deve ser procurado.
5- Inchaços nas axilas, virilha e pescoço
Outro sintoma da doença são os inchaços nessas regiões do corpo, eles devem ser notados para identificar se é mesmo HIV. É importante lembrar que quanto antes der início ao tratamento, melhor vai ser.