A cebola é um alimento cheio de propriedades terapêuticas que não recebe tanta atenção quanto merecia. Em razão do fato de não poder ser patenteada a cebola não é exaltada por suas características medicinais.
A cebola não é extensamente estudada e o que se sabe a seu respeito vem de alguns poucos estudos feitos sobre o assunto, bem como da sabedoria popular, que se dedica mais aos saberes do dia a dia e das propriedades medicinais de alimentos comuns.
A cebola é rica em enxofre e isso lhe proporciona uma poderosa ação antisséptica e antibiótica, além de agir como um anti-inflamatório natural e de ser um agente de auxílio na saúde do sistema imunológico.
Confira a seguir algumas receitas usando a cebola como ingrediente terapêutico:
1. Chá para cólica
Ferva rodelas de cebola na água e aguarde que a mistura esfrie. Beba a infusão uma vez por dia até se aliviarem os sintomas.
2. Dissolver congestão no peito
Pique a cebola bem fina e misture com óleo de coco, formando uma pasta. Aplique a pasta sobre o peito e coloque um pano limpo por cima. Vista a camisa e aguarde que a mistura se esquente. Depois é só se lavar
3. Xarope para tosse
Fatie a cebola em camadas mais grossas e disponha ela em um recipiente junto com açúcar mascavo intercalando as camadas, ou seja, uma rodela de cebola, uma colher cheia de açúcar, outra rodela, outra colher e assim sucessivamente. Deixe a mistura se consolidar durante a noite e no dia seguinte o xarope estará pronto no fundo do recipiente.
Tome uma colher de xarope 3 vezes ao dia.