Utensílios de cozinha podem ser de todo tipo e material existente, mas um dos mais clássicos são aqueles feitos de madeira. Muito queridos por donas e donos de casa, esse é um utensílio que não agride as panelas e acaba fazendo sucesso.
No entanto, quem usa produtos de madeira sabe que um detalhe é bastante chato a respeito deles: o mofo. Quando você usa utensílios de madeira em áreas úmidas, é inevitável que eles também tenham problemas com a umidade.
No entanto, com algumas dicas você será capaz de preserva-los e prolongar a vida útil desses utensílios sem colocar a sua saúde e a saúde da sua família em risco:
1. Lave com água sanitária e bicabornato de sódio
2. Tenha utensílios diferentes para pratos doces e pratos salgados
3. Não guarde molhado/úmido
4. Hidrate os utensílios com óleo vegetal
5. Troque-os, pelo menos, a cada seis meses de uso.
Não há porque deixar de usar os utensílios de madeira na cozinha, afinal de contas eles vem sendo usados há séculos. No entanto, é sempre importante higieniza-los da maneira correta. Quando um utensílio de madeira não é adequadamente higienizado, acaba acumulando comida e pode gerar fungos.
É verdade que a maioria dos fungos na cozinha não são letais ao corpo humano, mas podem gerar doenças e verdadeiros transtornos. Sendo assim, mantenha os cuidados acima e lembre-se que é fundamental realizar a troca dos utensílios de tempos em tempos, porque a madeira apodrece.