O mel é uma substância natural cheia de benefícios para a saúde, mas nem todos podem saborear este néctar, especialmente bebês menores de 2 anos de idade, pois o mel pode conter a bactéria Clostridium botulinum.
A bactéria Clostridium botulinum é responsável por causar botulismo nas crianças e por isso deve-se ter um cuidado redobrado com os tipos de alimento que se dá a crianças muito pequenas, já que elas têm um sistema imunológico mais fraco que o de adultos.
O botulismo infantil se dá por uma infecção intestinal que pode causar a paralisia dos membros e até mesmo a morte se esta se agravar. Além do mel, legumes e frutas também podem causar botulismo em bebês. O botulismo infantil é uma infecção potencialmente fatal que provoca fraqueza muscular. Ele se desenvolve em bebês que ingerem alimentos contendo esporos da bactéria Clostridium botulinum que pode ser encontrada com facilidade no mel.
A alimentação ideal para recém nascidos e bebês de até 2 anos de idade é ser amamentado exclusivamente com leite materno. Somente assim é possível assegurar a segurança alimentar da criança.
Além de evitar a infecção por bactérias possivelmente presentes em outros tipos de alimento, a amamentação com leite materno garante que o bebê receba da mãe os anticorpos que não desenvolveu ainda.
Por esta razão vemos tantas campanhas incentivando a amamentação e pedindo que ela seja feita preferencialmente até os 2 anos de idade.
Vale ressaltar que a amamentação é indispensável para uma boa evolução cognitiva, já que o cérebro precisa dos nutrientes maternos para se desenvolver. Muitas condições psiquiátricas estão ligadas a amamentação interrompida, por isso o melhor é amamentar o bebê por no mínimo 6 meses consecutivos.