Crianças de 5 a 11 anos agora poderão se vacinar de acordo com decisão da área técnica da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A autorização saiu nesta quinta-feira (16).
O calendário vacinal ainda não foi definido para esta faixa etária em razão da dosagem da vacina, que será diferente. A dosagem para crianças de 5 a 11 anos será menor do que aquela aplicada em em pessoas mais velhas, maiores do que 12 anos.
O Brasil já está atrás de mais de 10 países, que já começaram a vacinar as crianças. Para colocar essa vacinação em dia será preciso antes ajustar as doses que são diferenciadas para esta faixa etária.
Segundo as informações do portal de notícias online, ‘G1’, a Pfizer afirmou no último mês de outubro que a vacina é segura e tem eficácia superior a 90,7% na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com a Anvisa, a decisão é pautada nos dados que foram obtidos até agora e que revisões acontecem frequentemente.
Ainda segundo a Anvisa, a nova dosagem pediátrica deverá ser de um terço da dosagem normal, não poderá ser usada a dose de adultos diluída em razão de a formulação ser diferente, aqueles que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dosagem seguirão com a dosagem pediátrica e a dosagem pediátrica não deverá ser aplicada com outras vacinas.
É importante ressaltar que embora crianças e adolescentes sejam menos afetadas pela doença elas ainda correm o risco de contrair e desenvolver a forma grave. Muitos jovens morreram de covid e se é possível prevenir, não podemos deixar de fazê-lo.