O cantor Tierry, é pai de Adriel, de 6 anos, que no ano de 2017 precisou amputar um dos pés por causa de um choque séptico causado por uma bactéria que o deixou entre a vida e a morte.
Adriel, ficou internado por quatro meses na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de um hospital localizado na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Recentemente em uma entrevista concedida ao programa ‘É de Casa’, exibido pela TV Globo, Tierry contou como foi desesperador ver o filho lutando pela vida.
Tierry revelou que Adriel teve cinco paradas cardíacas, e que chegou a ser desenganado pelos médicos por várias vezes. A amputação de um dos pés da criança foi necessária para que Adriel sobrevivesse.
Mas o que é o choque séptico
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘Tua Saúde’, o choque séptico é considerado como um dos casos de maior gravidade na medicina e ainda considerado um grande desafio.
Quando o organismo enfrenta uma infecção grave, ele passa a gerar uma resposta inflamatória que pode provocar uma série de complicações que é chamada de sepse.
A spse é conhecida popularmente como infecção generalizada e é a causa de 65% dos casos de morte nas UTis pelo Brasil.
Os focos de infecção que mais comumente levam a sepse são:
- Pulmões;
- Abdômen (apendicite, diarreia infecciosa, infecções no pâncreas e fígado, peritonite);
- Infecções urinárias e renais;
- Pele (feridas, erisipela, aberturas para introduzir sondas e cateteres);
- Meningite.
Sintomas
Os sintomas do choque séptico só surgem quando o microrganismo chega até a corrente sanguínea, ou quando popularmente se diz, quando a infecção entra no sangue.
- Redução da produção da urina;
- Respiração acelerada ou dificuldade para respirar;
- Arritmia;
- Febre alta ou queda excessiva da temperatura;
- Perda da consciência;
- Confusão mental;
- Queda brusca da pressão, entre outros.
O tratamento da sepse só pode ser realizado em uma UTI, vale ressaltar que devido a enorme quantidade de toxinas no sangue, a oxigenação das extremidades do corpo fica extremamente prejudicadas, levando a necrose dos tecidos o que provoca a amputação.
E devido a gravidade da doença que impede a oxigenação correta do organismo a sepse pode resultar na falência múltipla dos órgãos levando o paciente à morte.