O câncer de próstata quando encontra-se em seu estágio inicial geralmente não causa nenhum tipo de sintoma, enquanto em seu estágio avançada pode causar alguns:
Dores na região do quadril, costas, coxas, ombros ou em outros ossos em que a doença já contaminou;
Disfunção erétil
Sangue em sua urina e no sêmen;
Vontade de fazer xixi com uma grande frequência durante a noite;
Fluxo urinário fraco ou interrompido;
Micção frequente
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
A maioria desses problemas que foram citados acima pode ser causados por outras doenças, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento nas idas ao banheiro para urinar é bastante comum quando é causado por uma hiperplasia prostática benigna.
Desta maneira, é muito importante e essencial que o profissional de saúde saibam sobre qualquer um desses sintomas citados para que o causador possa ser diagnosticado, e se for preciso, que o tratamento ideal deseja realizado.
Incidência do câncer de próstata no Brasil:
No Brasil, o câncer de próstata é um dos mais comum entre os homens. No total, ele representa 29% dos diagnósticos no Brasil. De acordo com os dados publicados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), o número de caso de câncer de próstata será de 65.840 entre os anos de 2020 e 2022. Que tal compartilhar com seus amigos e conhecidos para que dessa forma eles possam se prevenir em relação a essa doença que acomete a tantas pessoas no Brasil todos os anos.