Um estudo chegou à conclusão de que pessoas que possuem este hábito têm muito mais chances de desenvolver um AVC (Acidente Vascular Cerebral), antes mesmo dos 50 anos de idade. O AVC é mais comum em pessoas com idade mais avançada, porém pode acontecer em qualquer fase da vida.
O estudo envolveu aproximadamente 80 mil pessoas. E foi revelado que pessoas que fumam cigarro eletrônico tiveram o seu primeiro AVC por volta dos 48 anos, enquanto aqueles que fumam o cigarro normal tiveram 11 anos à frente quando comparado.
O artigo foi publicado na revista Gallileu e demonstra que quem consome os cigarros eletrônicos tem 15% a mais de chance de apresentar o AVC.
“O público tem de saber que a segurança dos cigarros eletrônicos não foi comprovada como segura e não deve ser considerada uma alternativa ao tabagismo tradicional”, alegou Urvish K. Patel, o diretor do departamento de saúde pública em uma escola de medicina nos Estados Unidos.
Lembrando que muitas pessoas passaram a utilizar o cigarro eletrônico como uma alternativa para tentar parar com o hábito de fumar.
E aqueles que consomem tanto o cigarro eletrônico quanto o tradicional, possuem muito mais chances de desenvolver um AVC.
A grande diferença entre o cigarro eletrônico e o normal, é que os fumantes do eletrônico não inalam a fumaça proveniente da queimada do tabaco, mas o vapor contido no líquido de seus dispositivos.