A coceira pode ser um grande incômodo e por vezes pode ser capaz de tirar a paz até do mais calmo dos seres humanos. Conviver com a coceira não é tarefa simples e por isso o que mais se quer é uma forma rápida e eficiente de acabar com ela de uma vez.
Independente da causa, a coceira é caracterizada por sinais captados pelas terminações nervosas da pele que, curiosamente, percorrem os mesmos caminhos que os sinais de dor. Pode-se dizer que a coceira é uma forma atenuada de dor e por isso é tão difícil de suportar.
Entre as causas mais comuns de coceira estão a alergia, irritação cutânea, ressecamento da pele, suor, picada de inseto, exposição a produtos químicos e queimaduras (de sol, calor ou frio).
É importante ressaltar que não se recomenda coçar a área afetada em quaisquer dos casos acima detalhados. Coçar a área afetada pode abrir pequenas feridas expondo a pele já afetada a microorganismos como bactérias que podem, por sua vez, causar uma infecção que leva à inflamação e à ainda mais coceira.
Confira a seguir as receitas caseiras e totalmente naturais para acabar de uma vez por todas com a coceira:
- O óleo de coco promove a hidratação da pele e previne a inflamação, sendo assim um aliado em potencial no alívio da coceira;
- A hortelã refresca a pele além de ter componentes que proporcionam redução da inflamação;
- O manjericão também é um santo remédio, basta masserar algumas folhas e usar o sumo no local da coceira.