Conviver com a diabetes pode ser um grande desafio em razão das restrições alimentares impostas pela doença. Quem tem diabetes precisa estar sempre atento ao nível de glicose no sangue para que não haja o agravamento dos sintomas.
A doença ocorre quando há uma insuficiência na produção de insulina no pâncreas ou quando a insulina produzida não consegue ser utilizada pelo corpo. A insulina é o hormônio responsável por levar o açúcar em forma de glicose do sangue para dentro das células.
Durante muito tempo acreditou-se que diabéticos não poderiam comer frutas já que as frutas têm um açúcar próprio, a frutose. A frutose após ser ingerida pode ser recombinada em glicose, aumentando assim o nível de glicose no sangue.
Existem, no entanto, frutas que são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que tem a propriedade de reduzir o nível de açúcar no corpo humano. Essas frutas podem ser verdadeiras aliadas para a manutenção da diabetes.
Entre as frutas ricas em pectina podemos citar os cítricos, como por exemplo, o limão, além da maçã verde, a maçã vermelha e o pêssego. Estas frutas devem ser consumidas antes do jantar para serem propriamente digeridas, sem a adição de açúcares.
Confira a seguir as frutas que devem ser evitadas se você tem diabetes:
- Manga
- Tâmaras
- Figos
- Melão
- Uvas
- Abacaxi
- Banana
- Melancia
- Cereja
- Laranja
- Passas
É importante lembrar que diabetes é uma doença séria e que você deve sempre seguir a orientação de seu médico e nutricionista.