A Polícia Federal apreendeu uma série de máquinas e materiais usados no garimpo ilegal. A operação Guaraci atingiu um esquema de mineração ilegal localizado no Pará, próximo a Usina de Belo Monte. Segundo relatórios, a operação foi um sucesso.
O maquinário e objetos encontrados no local foram destruídos pela polícia federal, conforme determinam as regras da corporação. Fotos foram divulgadas, mostrando o resultado da operação. Quatro pessoas foram presas.
Ainda segundo a polícia, a ação dos criminosos não apenas atacava o meio ambiente diretamente, como poderia também colocar em risco todo o fornecimento de energia de várias regiões do país. Isso porque os criminosos estavam garimpando próximo a torres de distribuição.
“A atividade garimpeira era tão acentuada na base das torres que estava para comprometer a segurança e estabilidade, podendo causar, inclusive, a queda dessas estruturas e o desabastecimento energético em nível nacional, atingindo milhões de brasileiro”, afirmou a delegada Adriele Maiorka.
Se a operação não fosse realizada a tempo, o dano poderia ter deixado regiões de Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Pará, completamente sem energia. Além disso, o cálculo dos possíveis prejuízos nem chegou a ser divulgado.
Foram cerca de 130 agentes da polícia federal envolvidos na operação, além do uso de três helicópteros e 30 viaturas. Além dos mandados de prisão, busca e apreensão, colocados em prática hoje, o caso continua sendo investigado e pode se desdobrar em novas decisões da justiça daqui para frente.