Aliado nas dietas e geralmente visto como uma opção saudável para lanches, o peito de peru não é tão mocinho assim como somos sempre levados a acreditar. Mas o que acontece por trás dessa percepção que temos?
O peito de peru é considerado uma carne magra e de baixa caloria, muito usada como alternativa para presuntos e mortadela, por exemplo. Mas você já parou para pensar no que todas essas proteínas tem em comum?
Na realidade, todas são processadas. Peito de peru é um embutido e, como tal, passa por processos de adição de uma série de componentes químicos. A verdade, no fim das contas, é que ele não é mais ou menos saudável que nenhuma das outras opções.
Compostos nitrogenados, como nitrito de sódio, corantes e conservantes, são alguns dos componentes químicos em cada fatia de peito de peru. É claro, entre peito de peru, presunto e mortadela, existem diferenças; no entanto, nenhum é realmente saudável.
Para se ter ideia do tamanho do problema, em 2016, a Organização Mundial da Saúde igualou embutidos, fumo e consumo de bebidas alcoólicas, no que diz respeito a elevação dos riscos de câncer. Todos que já citamos, mais blanquet, salame, linguíças, dentre outros.
Isso significa que você não pode comer? Não exatamente. O ideal é tentar evitar embutidos o máximo possível. Você pode comer carnes grelhadas, fatiadas ou desfiadas no lugar, para fazer um bom sanduíche e saborear um lanche realmente saudável.