Já teve a experiência de comprar um calçado caro e não fazer ideia de como limpá-lo? Provavelmente você chegou até aqui por isso. A indústria dos calçados é super versátil e isso faz com que existam calçados de diversos materiais.
Lona, tecido, couro, camurça, nobuck… Cada um acaba tendo um tipo de cuidado diferente. Geralmente esses cuidados são discriminados na caixa. No entanto, quem é que guarda caixa de sapato, não é mesmo?
Para limpar um calçado de camurça, a dica é muito simples. Use uma escova de dentes, que pode ser velha, e um pouco de vinagre branco. Faça movimentos delicados e procure tomar cuidado para não danificar o tecido do calçado. A mesma dica também vale para os calçados de nobuck.
Outro problema que atinge muito as pessoas e acaba se tornando um tabu é o chulé. Esse é um problema muito mais comum do que admitimos, causado pelo acúmulo de bactérias no pé, calçados e meias.
Por ser um problema de microorganismos vivos, as dicas para controle do chulé geralmente envolvem técnicas antissépticas. Você mesmo já deve conhecer uma centena de dicas contra o chulé, não é mesmo?
Mas será que sabia que é possível usar o bicarbonato de sódio nessa missão? Aplique o pó no sapato, como se fosse um talco, e espalhe pelo calçado. Deixe isso por cerca de 12 horas e depois tire o excesso para usar o calçado.