Você tem dedicado atenção à sua saúde? Tem procurado atendimento médico de rotina, e a saúde de seu coração como anda? Uma coisa é certa, quando se trata de saúde, a prevenção sempre é o melhor caminho então não relaxe com sua saúde e faça um check-ups com frequência para não ser pego de surpresa.
O coração é um órgão vital e a ele devemos dedicar atenção redobrada, de forma alguma podemos ignorar o órgão que é responsável por bombardear todo o sangue do nosso organismo.
Para ficar alerta com a saúde de seu coração, confira aqui abaixo os 10 principais sintomas de que a saúde do coração possa estar insuficiente.
1- Dispneia
Dispneia nada mais é que a falta de ar, que se caracteriza por um desconforto respiratório preocupante, assim como aquela sensação de aperto no peito ou sufocamento, nesse caso não tarde em procurar ajuda médica..
2- Nictúria
Se de uma hora para outra, você passou a levantar várias vezes durante a noite para urinar, fique atento e comunique isso ao seu médico.
3- Tornozelos e pés inchados
Quando o músculo do coração enfraquece, o sangue não chega nas extremidades como deveria, por isso é comum os pés e tornozelos ficarem inchaços, mas você não pode se acostumar com essa situação. Vá ao médico.
4- Ganho de peso muito rápido
Esse ganho de peso pode a dificuldade que os rins está tendo para filtrar o sangue, e assim a retenção de líquidos aumenta.
5- Náuseas e falta de apetite
As doenças cardíacas podem apresentar násea, sensação de estômago cheio o tempo todo ou falta de apetite.
6- Tosse persistente com catarro
Com o mau funcionamento do coração, pode ocorrer o aumento de sangue nos pulmões.
7- Fadiga
Se o coração não está funcionando bem, a pessoa com certeza vai sentir fadiga, cansaço sem motivo e mal estar.
8- Dificuldade para dormir
O coração enfraquecido é uma das causas das noites mal dormidas. Fique atento e fale sobre isso com seu médico.
9- Perda da memória
O esquecimento aparece logo assim que o coração começa enfraquecer, justamente por conta da má distribuição do sangue no organismo.
10- Tontura
Por conta da diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o paciente tende a sentir tonturas recorrentes ou constantes.