Nos últimos dias, desde o acidente que resultou na morte da cantora Marília Mendonça, muitas notícias foram veiculadas e, nesse contexto, muitas “fake news” foram compartilhadas. Uma delas mostrava o suposto momento em que o avião caiu.
A aeronave caiu em uma cachoeira de Minas Gerais e resultou na morte de 5 pessoas. Segundo a polícia, nenhuma câmera flagrou o momento da queda, ao contrário do que vinha sendo amplamente compartilhado nas redes sociais.
Em comunicado a imprensa, o Delegado Ivan Sale esclareceu:
No domingo, a Polícia Civil, com um investigador, um técnico em monitoramento de câmeras e um perito diligenciaram em residências próximas ao local do acidente, visando avaliar se algumas dessas câmeras captaram imagens da queda do avião, o que não ocorreu.
A região do acidente possui um condomínio nos arredores, mas as câmeras do local não estavam apontadas para onde aconteceu o acidente. A polícia encontrou um vídeo que mostra a reação de um casal ao assistir a cena, mas nenhuma câmera que mostre o acidente.
O delegado também explicou que agora a polícia espera o resultado dos laudos periciais. Além disso, os investigadores ainda devem ouvir algumas testemunhas. Para a polícia, interessa saber se existe responsabilidade criminal no acidente.
Já o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos também conduz investigações, mas com intuito de identificar possíveis problemas e procurar resolvê-los para impedir que novos acidentes semelhantes voltem a acontecer.