Ameba ‘comedora de cérebro’: EUA em alerta após surgir novo caso de infecção da doença

Infectados pela ameba apresentam sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca, entre outros.

Diante de tantas notícias referentes à pandemia de coronavírus que tem deixado um rastro de destruição por onde se alastra, outras vão surgindo e preocupam as autoridades sanitárias no mundo todo. Dessa vez, as informações confirmam o caso da ameba que come o cérebro, na Flórida.

As autoridades de saúde do estado dos EUA estão tomando as medidas preventivas, começando por alertar a população, desde o dia 03 de julho, para que evitem o contato nasal com a água de rios, lagos, torneiras e outras fontes, principalmente agora em julho até setembro, que são os meses mais quentes nos Estados Unidos da América.

Segundo as informações divulgadas pelo Departamento de Saúde da Flórida, as pessoas infectadas com a ameba que ‘come o cérebro’, apresentaram rigidez na nuca, febre, mal-estar, vômito e náuseas, e geralmente morrem dentro de uma semana, pois a infecção no cérebro costuma ser fatal.

Meningoencefalite amebiana primria ocorre quando a gua contaminada entra pelo nariz e chega ao crebro Foto Getty Images BBC

A Naegleria fowleri entra no organismo através das narinas e é encontrada em água doce e morna. Segundo eles ainda, a doença não passa do infectado para outra pessoa. Porém, a situação é preocupante visto que de acordo com os registros, 97% das pessoas infectadas não resistem e morrem.

Depois dessa informação medidas preventivas serão anunciadas aos americanos, mas autoridades competentes do mundo todo já estão em alerta e a qualquer momento poderemos atualizar as informações sobre esse assunto para que nossos leitores fiquem bem informados e por dentro dos acontecimentos importantes e atuais no Brasil e no mundo.

Quanto ao coronavírus, é importante frisar que o vírus ainda não atingiu o pico no Brasil mesmo com o número alarmante de novos casos que estão sendo detectados diariamente. Por conta disso, redobre suas medidas de higiene pessoal, fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade. Se sair use a máscara de proteção facial.

 

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.