O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e quando ele fica doente compromete de maneira grave a saúde de todo o organismo.
É responsabilidade do fígado filtrar o sangue e eliminar as toxinas, mas também possui muitas outras funções de suma importância para o correto funcionamento do organismo, como por exemplo, produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile.
Quando o fígado está doente as toxinas do organismo não são eliminadas corretamente e ele passa a dar alguns sinais de alerta.
Conheça os 7 sinais de alerta que seu fígado lhe dá quando há algo de errado:
1 – Digestão lenta
A sensação de peso no estômago, digestão lenta, excesso de gases e desconforto intestinal são sinais de que o seu fígado está sobrecarregado.
2 – Fadiga constante
Como o fígado é fundamental para que o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, e é ele funciona como uma ‘usina de energia’ do nosso organismo. Quando ele não está saudável, você se sente continuamente cansado.
3 – Aumento de peso
Sobrecarregado, o fígado não consegue processar as gorduras de forma correta, o que provoca o ganho de peso.
4 – Trato intestinal
Quando o seu fígado está doente é comum surgir problemas intestinais, como por exemplo, prisão de ventre.
5 – Olhos e língua
Olhos amarelados, língua bastante esbranquiçada ou amarelada mostram que seu fígado precisa de cuidados.
6 – Aparecimento de espinhas
Basta o fígado ficar adoecido para que aconteça um distúrbio hormonal no organismo o que provoca o surgimento de espinhas.
7 – Refluxo
O refluxo é algo extremamente desagradável e a acomete milhares de pessoas, ele pode ser causado pelo excesso de toxinas no fígado.