Usuários do iFood pelo país afora se assustaram ao tentar usar o aplicativo. Em algumas regiões, nada de estranho foi observado; em outras, o aplicativo apresentou alterações estranhas e surgiu a suspeita de que tivesse sido hackeado.
Muitos restaurantes ficaram com nomes alterados, sendo substituídos por nomes de orientação política, como “Lula Ladrão”, “Vacina Mata”, “Petista Comunista” e “Bolsonaro 2022”. O responsável pelo ataque até o momento não foi identificado.
O aplicativo não se manifestou oficialmente até o momento, mas usuários tem lotado as redes sociais com mensagens e pedem que as pessoas tirem informações pessoais do aplicativo, inclusive número do cartão de crédito, etc.
Cara, ao que tudo indica hackearam o iFood…
Tem um monte de restaurante com nomes tipo "LULA LADRÃO", "VACINA MATA", etc
Curtição do feriado de alguém da equipe de segurança do iFood acabou de acabar 😬 pic.twitter.com/PYDoG6hSiw
— Pedro Fracassi #IgnisCup 🔥 (@plfracassi_) November 3, 2021
https://twitter.com/TheRiphen/status/1455700573202825216
Foram registrados alterações no app em varios lugares do norte e nordeste do Brasil, além de Santa Catarina. Por enquanto, não existem reportes oficiais do aplicativo, nenhum tipo de explicação para o que pode ter causado o problema.
Internautas suspeitam que o ataque possa ser uma resposta após o iFood ter suspendido o patrocínio ao podcast Flow. O fim da parceria aconteceu porque um dos comunicadores do podcast, Monark, se posicionou de forma polêmica ao questionar se “ter opinião racista é crime”.
Além do próprio iFood, o Flow Podcast perdeu também outros apoiadores. Em razão da polarização política, surgiu a especulação de que talvez o ataque ao aplicativo seja uma tentativa de represália, no entanto isso não foi confirmado.
Por hora, a recomendação é excluir os dados pessoais e financeiros do app.