A maioria das pessoas tem pintas pelo corpo, elas podem ser macas mais escuras ou claras que a tonalidade de sua pele.
Mas porque as pintas podem ser perigosas?
É preciso ter um cuidado bastante especial com a sua pele, trata-se do maior órgão do seu corpo e muitas vezes ela é completamente negligenciada.
E as pintas podem ser perigosas caso você não preste atenção no formato delas ou nas mudanças que elas podem apresentar.
Uma pinta pode ser o sinal de um câncer de pele agressivo. Vale ressaltar que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele representa um terço dos diagnósticos desta doença no Brasil.
Isso porque a população brasileira vive em um país tropical onde a incidência solar é alta durante a maior parte do ano e uma das maiores causas do câncer de pele e no verão o risco é ainda maior.
Existem dois tipos de câncer de pele, o não melanoma e o melanoma, o segundo é o mais perigoso e agressivo.
- O não melanoma é o mais comum e é representado por manchas mais claras e em alguns casos rosadas, que geralmente coçam e descamam ou por lesões na pele que surgem do nada e demoram para cicatrizar.
- O melanoma é bastante agressivo ele tem como principais características as manchas mais escuras, marrons ou pretas e podem ser facilmente confundidas com pintas.
Vale ressaltar que embora a maioria das pintas não represente nenhum perigo todas precisam ser observadas de perto, em caso de dúvidas procure um dermatologista. Se houver casos de câncer de pele da família todos os cuidados devem ser redobrados.
Veja os sinais que você deve observar em uma pinta: