Um evento que aconteceu no Reino Unido e reuniu alguns dos principais pesquisadores científicos discutiu sobre uma próxima possível pandemia. E a pesquisadora Sarah Gilbert, uma das responsáveis pelo o desenvolvimento da vacina de Oxford para combater a COVID-19, afirmou que já existe um vírus que possivelmente pode ser o próximo a gerar uma pandemia no mundo inteiro. Este seria o vírus Nipah.
O vírus tem uma mortalidade de 50% e chega aos humanos através de porcos infectados ou frutas que estejam contaminadas com a urina ou com as fezes de morcegos.
Os sintomas da doença estão relacionados com febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, algo semelhante aos sintomas sentidos pela COVID-19. A doença pode evoluir e levar a um quadro crítico, em que o paciente fica com o cérebro inchado, podendo ficar de coma ou até mesmo morrer.
De acordo com a cientista, caso o vírus se evolua e se espalhe de maneira semelhante ao que ocorreu com o coronavírus, isso pode gerar uma pandemia bem mais letal que a que está sendo vivenciada.
Não existe, até o momento, nenhum tipo de vacina que possa combater um inchaço no cérebro.
Antes dos primeiros casos de COVID-19 surgirem, Sarah, já estava trabalhando para desenvolver imunizantes contra o Nipah e outras doenças.
Agora, o vírus Nipah está no topo de priorizações para a realização de pesquisas e o desenvolvimento de remédios e imunizantes.