Um aeroporto localizado em La Palma precisou ser fechado nesta quinta-feira (7), por conta das cinzas do vulcão das Ilhas Canárias, que já está em erupção há mais de 15 dias. A empresa que toma conta dos aeroportos espanhóis informou que essa medida foi necessária para limpar o acúmulo de cinzas nas pistas.
Esse é terceiro fechamento do local desde quando começou a erupção do vulcão, que entrou em atividade no dia 19 de setembro. As outras vezes foram nos dias 25 e 29 de setembro, ambas pelo mesmo motivo.
A companhia Binter, fez o anúncio dos cancelamentos, informando que os serviços só voltarão quando houver boas condições para voos. A Canaryfly disse que os voos foram suspendidos temporariamente e que no momento, são afetados somente os voos de quinta-feira.
Vulcão que pode trazer tsunami ao Brasil
A erupção do Cumbre Vieja, pode trazer tsunami para o Brasil e mais países da américa, dependendo da gravidade de suas atividades. Não houve mortos ou feridos na região até o momento, porém, mais de 6 mil pessoas tiveram que deixar as suas casas.
A lava que escorre há mais de duas semana já ocasionou a destruição de mais de mil imóveis, atingindo 400 hectares da ilha. A base da economia local, que é a plantação de bananas foi fortemente prejudicada.
A lava chegou ao mar no dia 28 de setembro. Ao entrar em contato com a água, a lava emite gases tóxicos.