Fazem sete anos que o casal Alessandro Inácio, de 42 anos, e sua mulher, Gisélia, de 39, tentavam engravidar. O casal enfrentava um grave problema de saúde dela, que sofre de endometriose severa, o que dificulta a gestação.
Apesar disso, Gisélia vinha fazendo tratamento e o casal vinha considerando a ideia de tentar uma fertilização in vitro, como alternativa. No entanto, agora a o casal vai precisar repensar os planos para o futuro.
Alessandro sofreu com a covid-19 e teve um caso grave da doença, chegando a ficar entre a vida e a morte. Em setembro, ele descobriu que o vírus havia tirado sua fertilidade. O caso não é isolado, já que a medicina já registrou esse problema em outros homens que tiveram covid.
“Tentamos ao longo de dois anos ter um filho de forma natural. Mas a Gisélia não engravidava. Ela tinha um fluxo menstrual intenso, mas não imaginava que havia algo de errado com ela. Só fomos descobrir que ela sofria de endometriose profunda em 2017, quando procuramos ajuda médica“, relata Alessandro, que é músico.
Alessandro é trompetista e teve a covid-19 logo após a esposa, chegando a ficar mais de 10 dias na UTI, com 20% de saturação. Durante a internação, foram muitos os medos. Depois de muita fisioterapia após a alta, ele recuperou o pulmão, mas descobriu a infertilidade.
Neste estágio, Alessandro esta se submetendo a tratamentos para tentar aumentar a produção de espermatozoides ao mínimo necessário para realização de uma fertilização in vitro. O casal se mantém otimista.