Moradores das áreas litorâneas entre o norte de Salvador e o sul do Recife estão sob alerta de agitação no mar. As autoridades alertaram sobre os riscos de ondas de mais de 3,5 metros. Com o comunicado, logo se gerou a suspeita de que estas seriam repercussões do vulcão na Espanha.
No entanto, o alerta da Marinha não esta relacionado ao vulcão e as previsões de Tsunami no Brasil. Pelo menos segundo o meteorologista Fabiano Prestrelo. Ele explica que o comunicado esta relacionado ao período de ressaca do mar.
“Quando a frente fria vem se aproximando [do Nordeste], ela vem empurrando o ar quente mais para o norte. Uma das consequências, no oceano, são as ressacas“, esclareceu.
O alerta serve especialmente para moradores com casas próximas a praia e também para banhistas, barqueiros, pescadores, etc. A intenção é sempre evitar acidentes e privilegiar a segurança.
Desde que o vulcão Cumbre Vieja, na Espanha, entrou em erupção, muito tem se falado. Isso porque antes da erupção, as autoridades em meteorologia já alertavam sobre as previsões de tsunami na costa brasileira. Apesar disso, já durante as previsões, as autoridades confirmaram que as chances eram remotas.
O vulcão entrou em erupção e não chegou a causar alteração no mar. No entanto, o fenômeno tem causado grandes transtornos para moradores da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias. Centenas de casas já foram atingidas e milhares de pessoas foram retiradas de suas casas.