A apresentadora Ana Maria Braga comanda o Mais Você na manhã das Globo. O programa é líder de audiência no horário, sendo assistido por milhares de brasileiros. As falas dela repercutem rapidamente nas redes sociais, e quando são expressões polêmicas, ela volta ao assunto para se retratar.
Foi isso que aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) quando Ana Maria se retratou e pediu desculpas ao vivo por conta de uma expressão racista. Ela disse “inveja branca” durante o programa, se desculpou com o público e disse que ainda tem alguns “vícios de linguagem” que não podem mais ser aceitos.
Durante o programa, Fabrício Battaglini mostrou uma plantação de girassóis e durante a exibição Ana Maria disse estar sentindo uma “inveja boa, inveja branca” dele. Essa expressão tem cunho racista e está sendo disseminado.
O termo é considerado racismo por associar a cor branca a algo positivo, em detrimento a estereótipos racistas que fazem a associação da cor preta a algo ruim. Além disso, o agravante é que no Brasil, há conceitos da branquitude que tornam o homem branco como algo padrão.
Ana Maria Branca é branca e apresentadora na maior emissora do Brasil, lhe dando privilégios na sociedade. Ela reconhece os fatos e disse que as críticas estão certas e reconheceu que não se pode mais usar esse termo.
“Pessoas ao longo da vida e que tem RG antigo como eu usam expressões que fizeram parte de um outro momento. Peço desculpas, com isso eu aprendo, é uma oportunidade para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Não se repetirá”, disse a apresentadora ao se desculpar.