Clínicas psiquiátricas são denunciadas por famílias que tem pacientes sob maus-tratos

Famílias fazem denúncias contra clínicas psiquiátricas por maus-tratos contra pacientes no Maranhão.

Autoridades do Maranhão estão investigando denúncias sobre maus-tratos, agressões, casos de abuso e mortes em clínicas psiquiátricas no estado, que aconteceram na capital São Luís. Familiares dos pacientes estão revoltados com o caso e fazem denúncias com o intuito de frear as agressões.

Um paciente com transtorno bipolar tinha uma vida tranquila quando não tinha crises, mas em uma delas foi levado para uma clínica que faz tratamentos em pacientes que tem transtornos mentais. Ele ficou quatro meses no local, sendo que em dois deles não pôde receber visitas.

A família foi pega de surpresa, e sem qualquer aviso prévio, ele teve alta médica e foi deixado em casa pelas mãos de uma assistente social do estabelecimento médico. Ele chegou na clínica com 86 quilos e saiu de lá pesando apenas 40 quilos.

Esse caso não é isolado. Há ainda casos de mortes de pacientes. A Defensoria Pública está investigando todas as denúncias que chegaram. Um paciente de 21 anos morreu em um hospital após 16 dias internado, ele apresentou sinais de agressão. A clínica informa que ele morreu de pneumonia.

Outro paciente que morreu após passar pela clínica foi uma mulher de 49 anos de idade. Ela foi levada para um desses estabelecimentos e depois para uma Unidade de Pronto Atendimento com sinais de que havia sido agredida. A mulher morreu uma semana depois. Há inúmeros casos semelhantes citados na investigação.

 

Escrito por

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.