Quem nunca comeu algo que não caiu bem e acabou sofrendo com problemas de digestão? A azia é um desses possíveis problemas e um verdadeiro transtorno para quem a enfrenta. Mas você sabe o que causa a azia?
A azia nada mais é do que uma queimação no estômago, que pode “subir” pela garganta, e é causada pelo excesso de ácido produzido pelo organismo. Esse ácido é realmente corrosivo e gera aquela famosa sensação de que algo esta “queimando”.
A azia por si só geralmente não significa muita coisa, podendo ser causada por uma infinidade de motivos. Quando você come alguma fritura e sente azia depois, o ideal é apenas dar tempo ao seu organismo para se recuperar, podendo até tomar um antiácido.
No entanto, o problema começa a se tornar uma questão realmente delicada quando acontece muitas vezes. Quando a azia aparece mesmo sem que você tenha comido nada suspeito, é porque as coisas podem não estar boas.
Muitas coisas podem causar a azia constante, como gastrite, hérnia de hiato, esofagite, refluxo e outras causas. O mais importante nesses casos é procurar um médico especialista, como um gastroenterologista. Este é o profissional indicado para começar as investigações do que pode estar causando.
Evitar certos tipos de alimento também pode ajudar durante o período de crise enquanto você faz exames. Evite frituras ou alimentos ricos em gordura, café e alimentos industrializados. Uma vez identificado o problema, siga corretamente o tratamento.