Conhecemos o café principalmente como uma bebida para acordar. Muitos tomam uma, duas ou até três xícaras e se consideram prontos para enfrentar o nosso dia.
Ingerir cafeína estimula o sistema nervoso central, o que o desperta e o deixa com mais energia. No entanto, e quando o café não parece acordá-lo e deixá-lo com sono? Qual é a explicação?
Café bloqueia os efeitos da adenosina
Quando você bebe café, seu estômago absorve a cafeína e a joga para a corrente sanguínea, chegando inclusive, no cérebro. Depois que a cafeína chega ao cérebro, ela adere aos receptores de adenosina.
A adenosina ajuda você a se sentir sonolento e controla seu ciclo de sono-vigília. Quando a cafeína se liga aos receptores de adenosina, seu cérebro não está processando sua adenosina, mas isso não significa que ele pare de produzi-la. Assim, quando a cafeína passa, há um aumento de adenosina que se liga aos receptores do seu cérebro, fazendo você se sentir cansado.
O café é um diurético
O café faz com que as pessoas precisem ir ao banheiro se tomarem muitas xícaras.
E se você perder muito líquido, pode se sentir cansado, por ser um sintoma de desidratação.
É o adoçante, não o café
Se você bebe café adoçado com chantilly, mel, xarope ou açúcar simples, pode se sentir cansado devido a queda de açúcar no sangue.
A cafeína afeta o estresse
O estresse pode mantê-lo acordado à noite. No entanto, o estresse pode fazer você se sentir cansado durante o dia. E a cafeína tem efeito no estresse.