Muitas pessoas pensam que o teste da covid-19 é desnecessário porque ainda não existe tratamento. Sendo assim, que diferença faz saber ou não se a tosse é covid-19 ou qualquer outra doença? Uma das respostas é: saber seu próprio histórico de saúde, ou dos seus filhos.
É verdade que ainda não existem remédios contra o vírus da covid-19 e que a doença é tratada a partir de seus sintomas. No entanto, saber se teve ou não a doença é o primeiro passo para tratar do problema.
Sara Nascimento de Souza, 37, é uma das pessoas que aprendeu sobre a importância do teste. Mãe de um menino de 7 anos, ela se desesperou com as constantes queixas de dor abdominal que o menino relatava.
Depois de um longo entra e sai de hospitais, o menino foi encaminhado para cirurgia de apendicite. No entanto, durante a preparação para a cirurgia, os médicos descobriram que o menino não estava com o apêndice inflamado.
Ninguém sabia que Davi havia tido covid-19, mas o menino estava relatando dores porque sofria de uma sequela da doença: a síndrome inflamatória multissistêmica. A síndrome ganhou o apelido de “covid longa” e é um problema grave, que pode matar, mas que continua sendo um desafio para os médicos.
Saber se você ou seu filho teve covid-19, já elimina um período de testes e especulações por parte dos médicos na tentativa de descobrir qual é o problema, salvando um tempo que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Mesmo sem manifestar sintomas, é importante realizar o teste ao ter contato com alguém com sintomas ou suspeita da doença.