O câncer do colo do útero é uma das doenças que mais atingem as mulheres em todo o planeta. E uma das formas mais comuns para que ele se desenvolva é quando há alterações pré-cancerígenas.
Além das consultas médicas regulares, alimentação saudável, há formas de prevenir dessa doença que tira a vida de milhares de mulheres todos os anos. Especialistas apontam as melhoras formas de se prevenir. Confira as dicas abaixo e procure um médico regularmente.
A realização de exames para a detecção de lesões pré-cancerígenas é a principal dica de prevenção. Somente som exames é possível avaliar a saúde da mulher e notificar o aparecimento do HPV.
Para evitar as lesões pré-cancerígenas é preciso tomar a vacina contra o HPV, que é dada na rede pública de saúde. O imunizante age como preventivo para o aparecimento da doença e não como tratamento. Evitar exposição ao HPV também é evitar o contato pele a pele com uma pessoa infectada.
Assim como o fumo é o principal fator de diversos tipos de câncer no ser humano, fumar também aumenta os riscos da doença no colo do útero, sendo assim, não fumar é uma das maneiras mais eficazes de prevenção. Por fim, o uso de preservativos protege a mulher não só de DST, mas também do câncer do colo de útero uma vez que elimina o contato com uma pessoa contaminada com HPV.