Um médico acabou afastado de um Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia, em Boa Vista, após um vídeo viralizar nas redes sociais. No registro, o homem aparece humilhando um enfermeiro venezuelano que havia questionado a dosagem prescrita para uma medicação.
Diante de outros funcionários e na frente de vários pacientes, o médico grita xingamentos contra o enfermeiro, manda que ele “volte para o seu país” e ainda faz ameaças. A instituição apenas decidiu pelo afastamento após a divulgação do vídeo.
Segundo informações do Coren-RR (Conselho Regional de Enfermagem de Roraima), o enfermeiro se envolveu no caso após o médico já ter ignorado o questionamento feito por um técnico de enfermagem, que estranhou a dosagem de dipirona prescrita.
O vídeo mostra o momento em que o médico avança na direção do enfermeiro, que não reage. O enfermeiro fica de um lado do balcão e fala ao médico: “você não vem me tocar, não”. O médico então afirma ser faixa preta em jiu-jitsu e que se tocasse no enfermeiro, o colocaria no chão.
Toda a discussão acontece na frente de diversas testemunhas. O médico ataca o enfermeiro de diversas formas, até dizer que voltaria ao trabalho. O enfermeiro afirma ao médico que ele não tem direito de ofendê-lo, ao que o médico reage de forma irônica, dizendo “foda-se, foda-se”.
O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde de Roraima e pela direção do hospital. O Coren afirmou que prestará apoio ao enfermeiro, enquanto o CRM-RR declarou que o afastamento apenas do médico “não se mostra razoável e justo”.