Quem sofre de intestino preso sabe o quanto esse problema pode ser realmente prejudicial a saúde. Não se trata apenas da frequência de idas ao banheiro, mas da vida de uma forma geral. O bom funcionamento do intestino é importante para uma vida feliz.
Pessoas que sofrem de prisão de ventre com frequência se sentem constrangidas com atividades cotidianas, como sair com os amigos e passar a noite fora, também acabam se tornando vigilantes com o que comem e quantas vezes vão ao banheiro.
Embora existam muitas doenças que podem levar a prisão de ventre, esta é uma condição muito associada também aos níveis de estresse e ao estilo de vida, como a alimentação e a quantidade de exercício que a pessoa faz.
Pensando nisso, confira as dicas abaixo que podem ajudar a regular o intestino.
1. Água morna com limão
Segundo alguns indícios, a água morna age no intestino e pode amolecer as fezes. Já o limão é conhecido por suas propriedades que estimulam o funcionamento do intestino. Trata-se de uma receita que pode ajudar bastante a criar uma rotina melhor para as suas manhãs, que inclui a ida ao banheiro.
2. Mastigar bem os alimentos
Um problema que atinge bastante o intestino é a maneira apressada que as pessoas costumam ingerir os alimentos. Na pressa, a maioria de nós já se habituou a engolir as coisas antes mesmo de mastigar adequadamente. No entanto, é sempre bom lembrar que os dentes existem para essa função, a de triturar os alimentos.
3. Seguir uma alimentação saudável e variada
A falta de diversidade nos alimentos que você esta habituado a consumir pode gerar um impacto direto no funcionamento do seu intestino. Quanto mais alimentos naturais você comer, mais fibras e nutrientes você absorve. Procure diminuir a quantidade de alimentos industrializados e apostar mais em frutas, legumes, verduras. Não se trata de abrir mão completamente de uma pizza ou hamburguer, por exemplo, mas diminuir o consumo e investir mais em alimentos saudáveis.
4. Massagear a barriga
Neste caso, basta pensar no que você faria com um bebê que estivesse com gases ou prisão de ventre. A maioria dos pediatras aconselha a massagem abdominal como forma de estimular o intestino e não é diferente quando nos tornamos adultos. Para fazer a massagem, comece no ponto direito abaixo das costelas e siga o percurso do próprio intestino.
5. Prática de exercícios
Pode parecer bobagem, mas a verdade é que o intestino precisa ser estimulado. A prática de exercícios diários ajuda a incentivar os movimentos peristálticos, além de fazer bem ao corpo de uma forma geral, o que consequentemente favorece o intestino.
6. Criação de uma rotina
Se você tem problemas para ir ao banheiro é sempre uma boa ideia tentar criar uma rotina, ou seja, ter um horário tranquilo em que você pode ir ao banheiro e passar 10 ou 20 minutos sem ser incomodado. Aos poucos, seu intestino vai entender que aquela é a hora e esse tempo vai demorar cada vez menos.