O brasileiro tem mais uma dor de cabeça com a qual se preocupar: o aumento da tarifa da conta de luz. A taxa extra já vinha sendo discutida e anunciada, mas agora não há mais dúvida. A conta de luz vai ficar mais cara.
O país enfrenta uma crise hídrica considerada a pior dos últimos 91 anos. Com isso, a geração de energia se torna mais cara e esse aumento acaba sendo repassado ao consumidor final. Em várias regiões do Brasil, a conta de luz já esta em bandeira vermelha.
Quem comentou a situação foi o ministro da economia, Paulo Guedes, mas suas declarações não caíram bem junto a muitos setores da sociedade.
Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica] (…) Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando
Ainda ao falar sobre o contato com governadores, Guedes declarou que “eles acabam faturando em cima da crise”. As declarações causaram mal-estar, mas não foi a primeira vez que o ministro comentou crises de forma problemática.
Anteriormente, Guedes chegou a minimizar o aumento da conta de luz e questionou “qual é o problema”, ao comentar a conta de luz mais cara. Em grande parte, a crise da energia é causada pelo período de seca que atinge as hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste. Tornando a situação ainda mais dramática, não há previsão de chuvas para a região.