A candidíase é um problema amplamente conhecido e tratado em mulheres, mas amplamente ignorado em homens. Há quem pense inclusive que se trata de uma doença que afeta apenas a elas, mas essa é uma ideia perigosa e falsa.
A doença é causada pelo fungo Candida sp e pode se alojar no pênis, causando desconfortos e até problemas mais graves, se ignorado. Infelizmente, muitos homens sentem vergonha de falar sobre problemas nas regiões íntimas, o que piora o problema.
Ó fungo também pode encontrar lugar favorável para se desenvolver em outras partes do corpo como entre os dedos, interior da boca e virilha. Felizmente, trata-se de um problema cujo tratamento é fácil e com excelentes resultados.
No entanto, é sempre importante estar por dentro de ações que inibam o surgimento do problema já que o tratamento apenas o combate, mas não previne. Uma das principais formas de evitar a candidíase é através da boa e velha higiene.
Muitas pessoas tem nojo, ou se sentem constrangidas, ao lavar as partes íntimas do corpo. Isso favorece que a umidade da região aumente, além do acúmulo de secreções (como corrimento, suor, urina), e consequentemente a sujeira. Tudo isso cria um ambiente perfeito para fungos e outras bactérias.
Existem alguns sinais que devem ser respeitados, indicando a necessidade de uma consulta médica:
- Coceira na região
- sensação de ardência ou queimação ao fazer xixi
- presença de secreção com tonalidade esbranquiçada
- ressecamento na pele íntima
- surgimento de placas avermelhadas ou esbranquiçadas no pênis
- dor local e vermelhidão
Se você tem observado esses sintomas (e não precisa ser todos juntos), procure imediatamente atendimento médico, de preferência um especialista na área.
Um ponto importante da candidíase é que a presença da doença pode indicar um sistema imunológico enfraquecido, então também é importante exames de check up e uma revisada na alimentação e rotina.