A maioria das mulheres já passou pela experiência de ir ao banheiro durante o período menstrual e encontrar coágulos. Geralmente, tratam-se de placas de sangue seco que desce em quantidade pequena, mas ainda assim podem assustar. Você sabe o que causa esse tipo de situação?
Em geral, os coágulos são apenas reflexo de uma alteração hormonal que provocou o endurecimento das paredes do útero. Mas é preciso estar atento porque, em alguns casos, eles podem apontar a presença de um problema maior. Entenda 7 causas de coágulos e saiba as melhores recomendações:
1. Aborto
Se você observou coágulos amarelados ou acinzentados, é possível que sejam resultado de um aborto. Coágulos em caso de aborto podem acontecer especialmente no primeiro trimestre da gravidez.
Se o sangramento observado é pequeno, você pode procurar seu ginecologista de confiança e fazer os devidos exames. No entanto, se você observa a presença de muito sangue, corra para a emergência.
2. Endometriose
A endometriose é um problema sério e que pode causar sintomas muito dolorosos. Coágulos na menstruação podem ser sinais do problema, mas geralmente acompanhados de outros sinais. Se você sente dor e observa a presença de muitos coágulos, é importante consultar um ginecologista.
3. Mioma
Apesar de ser um tumor benigno, o mioma pode causar transtornos muito grandes. Além de causar dor e desconforto, ele pode provocar sangramento durante e fora do período menstrual, muitas vezes acompanhados de coágulos. O indicado é consultar uma ginecologista o quanto antes.
4. Anemia ferropriva
A anemia ferropriva é marcada pela deficiência de ferro no organismo, o que pode gerar alterações no sangue e favorecer a formação de coágulos. O ideal neste caso é marcar uma consulta, com médico especialista ou médico geral, para fazer exames e entrar com o tratamento.