Nos últimos dias, a internet brasileira ficou espantada com a descoberta de que, na cidade de Joinville, Santa Catarina, a população esta recebendo a vacina contra a covid-19 no glúteo, o famoso “bumbum”. Na maioria das demais regiões, o imunizante é aplicado no braço.
Tudo começou quando moradores começaram a compartilhar imagens do momento da vacinação – como milhões de pessoas estão fazendo – nas redes sociais. Mas foi a foto de Laura Braz, de 25 anos, que acabou viralizando.
Na imagem, a jovem aparece tomando a vacina no glúteo e a imagem acabou gerando uma onda de dúvidas. Afinal de contas, pode? Prejudica a imunização? Qual esta certo, no braço ou no glúteo? Rapidamente, muitas perguntas tomaram a internet.
Segundo especialistas, e a própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), não existe nenhuma diferença no efeito ou eficácia da vacina, sendo ela aplicada no braço ou no glúteo. A vacina esta sendo aplicada dessa forma na cidade porque é a forma padronizada instituída no município.
No entanto, a prefeitura decidiu que, quem quiser, pode pedir para receber a vacina no braço. Levando em conta que muita gente espera o dia da vacinação para tirar foto e postar nas redes sociais, esse pedido deverá ser feito por muitos.
A prefeitura ainda explica que as vacinas contra a covid-19, assim como inúmeras outras, são aplicadas de forma intramuscular e não há uma predefinição sobre o músculo, podendo ser qualquer um. O bumbum é escolhido geralmente por ser livre de nervos.