O mundo acompanha aflito as notícias vindas da Ásia referentes a ascensão do Talibã. O grupo extremista volta a tomar o poder do país após cerca de duas décadas afastado do controle. A tomada, no entanto, tem causado incerteza da população.
A manhã de hoje trouxe uma série de vídeos a internet, que mostram o momento em que milhares de cidadãos afegãos tomaram o aeroporto do país, na esperança de conseguir embarcar em um dos voos, tentando fugir. A confusão, segundo o “The Wall Street Journal”, terminou com três mortos.
O Talibã foi derrubado do poder no Afeganistão após a invasão norte-americana, em reação ao atentado de 11 de setembro. Desde então, tropas dos Estados Unidos vinham sendo mantidas no país, fazendo manutenção do status militar.
No entanto, nos últimos meses, o Talibã conseguiu retomar pontos estratégicos e a retomada de poder era considerada certa. Em reação a isso, o presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou a retirada das tropas americanas do país – o que terminou de acelerar o processo.
Com medo do que vem pela frente, milhares de cidadãos afegãos tentam deixar o país. O aeroporto de Cabul, capital do país, se viu tomado por pessoas que tentavam entrar nos aviões a todo custo. Militares americanos estavam no local e atiraram para o alto, para dispersar a população. O avião que saia naquele momento era um avião norte-americano e transportava cidadãos dos Estados Unidos.
Vários países, numa lista que inclui EUA, Alemanha, Japão e França, emitiram comunicado pedindo as autoridades talibãs que permitam a saída de cidadãos em segurança. O Talibã, por sua vez, relata “situação pacífica” e afirma estar aberto a diálogo.