Se você é uma pessoa observadora e que gosta de se olhar no espelho, certamente já notou que existe um ’furinho’ no olho. Este furinho fica localizado na parte interna da pálpebra. Ele é chamado de ponto lacrimal. E apesar de muitas pessoas acreditarem que ele é responsável pela produção de lágrimas, na realidade, essa não é verdadeira função dele.
Na realidade, este furinho serve para drenar as lágrimas. Ou seja, devido a este furinho que fica localizado no olho, nós não ficamos lacrimejando o tempo inteiro. Esta é a verdadeira função dele.
A função de produzir lágrimas é da glândula lacrimal. Ela fica localizada na parte superior do olho. Sua função é misturar água, sais e gorduras para conseguir deixar o olho lubrificado e evitar maiores problemas.
Só em momentos que a produção de lágrimas é excessiva, em momentos em que estamos chorando, que o furinho não consegue drenar todo o líquido. E é também por este motivo que não conseguimos impedir que as lágrimas escorram para fora do olho quando estamos chorando.
E quando o corpo não apresenta lágrimas consideradas o suficiente, o ponto lacrimal passa a apresentar um risco. Devido a não estar lubrificado da maneira correta, o olho passa a ficar bastante ressecado e seco, isto gera problemas como coceira intensa que pode causar uma vermelhidão incômoda na área interna.
O corpo humano conta com diversas curiosidades.