Ao que parece muitas pessoas acreditam que com o início da vacinação contra a Covid-19, que caminha a passos lentos, a pandemia já está sob controle, mas tal convicção não passa de um grande engano.
A imunização contra a Covid-19 no Brasil é extremamente desigual entre os estados da federação, o atraso na compra das vacinas pelo governo federal colocou a população brasileira vulnerável ao novo coronavírus, haja visto os mais de 540 mil brasileiros mortos.
Em meio grande ao desafio de controlar a Covid-19 no país, a Fiocruz fez um grave alerta sobre a variante Delta que surgiu na Índia, já se espalhou por boa parte de mundo e já fez vítimas fatais no Brasil.
A virologista Marilda Siqueira é pesquisadora da Rede Genômica Fiocruz e do Ministério da Saúde, afirmou que já circula no Brasil a variante Delta que é altamente transmissível e que pode elevar o número de novos casos da Covid-19 provocando um novo caos no sistema hospitalar.
“Estamos com a circulação de uma variante altamente transmissível. Se ela se espalhar rápido, maior será o número de infectados e por consequência, podemos ter novas altas de hospitalização”, disse a virologista.
Marilda ressaltou que ao identificar um paciente com a variante Delta é preciso rastrear todas as pessoas que estiveram com o infectado para que entrem em quarentena monitorada. Ainda segundo a pesquisadora, se o Ministério da Saúde não tiver um planejamento para o enfretamento da Delta a variante pode se tornar a mais letal entre as demais em todo território brasileiro.