Imagens de nuvens de gafanhoto atingindo países circulam na internet há muito tempo, mas existe um motivo para isso: caso é comum, especialmente em países da África. A questão que tem deixado pesquisadores inquietos é a aproximação do enxame a países americanos.
Recentemente, a Argentina enfrentou uma situação inédita com enxame de gafanhotos em seu território. Até mesmo áreas em fronteira com o Brasil apresentaram a nuvem de gafanhotos que intrigou moradores e gerou paranoia nas redes sociais.
O medo é justificado pela passagem bíblica que retrata as pragas do Egito, quando Deus enviou as 10 pragas ao país, para forçar o Faraó a liberar o povo escolhido para a terra prometida. A passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que abordam a destruição de terras “em pecado”.
Na Bíblia, muitas passagens apontam para a destruição do mundo, ou de cidades inteiras, e sendo o Brasil um país majoritariamente cristão, é compreensível que as pessoas comecem a fazer associações entre os eventos recentes e as passagens do livro sagrado.
Ninguém tem a resposta para algumas perguntas. Seriam as novas nuvens de gafanhoto um sinal divino? Não há como saber, mas o que se pode fazer é ter cuidado sobre o que você lê e no que acredita. A imagem que ilustra essa publicação, por exemplo, é de 2004, mas voltou a circular como se fosse recente.
A nuvem de gafanhotos realmente oferece um grande risco a colheitas agrícolas das regiões afetadas, o que preocupa o Brasil. Na virada de 2019 para 2020, países da África enfrentaram verdadeiras tragédias provocadas pela infestação dos insetos.
Em alguns países, foram registrados os maiores números dos últimos 70 anos. Plantações inteiras foram perdidas em países como Etiópia, Somália e Quênia. Essas regiões ainda estão sob alerta, já que pesquisadores observam a formação de um novo enxame. O mesmo alerta também vale para países como Paquistão e Índia.
O México, por exemplo, enfrentou o problema em 2006, em um momento muito delicado ao país, quando se recuperava do furacão Wilma, que deixou um rastro de estragos por onde passou. As Ilhas Canárias, região pertencente à Espanha, enfrentou cerca de 100 mil gafanhotos em 2004.
O que todos esses dados revelam? É claro que cada pessoa tem direito e liberdade para crer no que quiser, mas é importante saber que este é um evento que já acontece todo ano em várias regiões do mundo.