A perseguição à Lázaro Barbosa, criminoso acusado de uma série de crimes brutais, tem levantado várias questões, além da atenção da população. O criminoso esta a solta depois de conseguir fugir da prisão, desde quando se tornou foragido.
Em 2018, Lázaro estava preso no presídio de Águas Lindas, Goiás, quando conseguiu fugir depois de abrir um buraco no teto da cela. Antes dessa fuga, a direção da penitenciária já havia pedido a transferência dele, por reconhecer as condições precárias do local.
As informações foram obtidas pelo G1, cinco dias antes da fuga, a Justiça do Distrito Federal já havia sinalizado a urgência da transferência de Lázaro para alguma penitenciária de Brasília.
Na época, a defesa do preso chegou a entrar com pedido para que Lázaro permanecesse em Águas Lindas, alegando que ali ele estava perto da família. A Justiça negou o pedido e voltou a reforçar a ordem para que Lázaro fosse levado para um presídio em Brasília.
Naquele período, Águas Lindas contava com 485 presos mesmo tendo capacidade apenas para 133. No dia 5 de julho daquele ano, quando ordenou que a Subsecretaria do Sistema Penitenciária (Sesipe) tomasse as medidas cabíveis para prosseguir com a transferência.
Já no dia 18 de julho, a Justiça voltou a reforçar o pedido, ressaltando que a transferência deveria ser feita “com urgência”. Já no dia 23, foi confirmada a notícia de que Lázaro havia fugido da Penitenciária em Águas Lindas.