Uma viagem para o Alasca, além de garantir belas paisagens, assegura também que você topará com um local cercado de fatos bastante curiosos, devido ao seu isolamento. Dono de um inverno rigoroso, o 49º estado a compor os Estados Unidos é um local bastante particular.
Abaixo você poderá conferir algumas curiosidades sobre o Alasca.
10 curiosidades sobre o Alasca
- Ao longo do estado, existem cerca de 3 milhões de lagos espalhados. É possível afirmar que boa parte deles se formou a partir do derretimento de geleiras. Isso assegura um tom de azul turquesa bastante único, que deixa os viajantes completamente boquiabertos.
- Cerca de 60 geleiras podem ser vistas somente nos arredores de Anchorage, a maior cidade do estado do Alasca. Entretanto, soma-se milhares quando se considera todo o território desse estado.
- Os ursos que vivem nessa região chegam a consumir cerca de 40kg de salmão por dia para conseguir acumular calorias suficientes para passar o inverno – longo e rigoroso – hibernando.
- Algumas centenas de alces vivem nos arredores de Anchorage. Devido a esse fato, existem cercas em boa parte da cidade para que acidentes com esses animais sejam evitados.
- Ao todo, existem cinco tipos de salmão no Alasca. O maior é conhecido pelo nome de king. Até hoje, o maior pescado em todo o estado tinha mais de 40kg.
- Devido à presença de variadas tribos, ao todo, fala-se cerca de 100 dialetos em todo o estado. Devido ao fato de que o território pertence aos Estados Unidos, o inglês é considerado a única língua oficial do Alasca.
- O pico mais alto de todo o território estadunidense se localiza no Alasca. Ao todo, o Denali tem 6190 metros de altura.
- Existem cerca de 8 mil pilotos de avião registrados em todo o estado. Esse número pode ser considerado seis vezes maior do que nas demais regiões dos EUA. O fato em questão se deve graças ao fato de que as famílias que habitam a cidade de Anchorage, por vezes, possuem pequenos aviões (ou hidroaviões) devido ao isolamento do Alasca. O meio de transporte em questão pode ser bastante favorecido pelas condições climáticas e pela geografia do estado.
- O transporte aéreo é algo tão corriqueiro no estado que, ao todo, existem 730 áreas disponíveis para pouso em todo o estado, entre públicas e privadas. Devido a isso, grande parte dos passeios que se dedicam a observação de animais, em especial os ursos, é feita usando aviões.
- Somente 4.1km separam uma das ilhas do Alasca de uma ilha russa, localizada no Estreio de Bering.