A Islândia é um dos países mais isolados e mais curiosos de todo o mundo. Confira abaixo algumas curiosidades que te farão ter vontade de visitar essa terra remota.
Curiosidades sobre a Islândia
Nomes impronunciáveis
O país conta com vários vulcões e, alguns deles, possuem nomes verdadeiramente impronunciáveis. No ano de 2010, um deles entrou em erupção, o Eyafjallajökull, e chegou a soltar tanta fumaça que fez com que um grande número de voos fosse cancelado. Apesar de ser um verdadeiro terror para as companhias aéreas, esse vulcão também aterroriza jornalistas, que precisam noticiar fatos sobre ele e lutam para conseguir pronunciar o nome.
Sol noturno
A Islândia se localiza próxima ao Círculo Polar Ártico e, devido a isso, conta com altas latitudes, capazes de gerar dias muito longos durante o verão e noites tão longas quanto durante o período do inverno. A título de ilustração, durante o mês de junho, o sol somente se põe depois da meia-noite para renascer novamente por volta das 3h. Devido a isso, os islandeses têm o hábito de estar sempre de óculos escuros.
Água quente
A água quente é um padrão do país, não somente devido às suas baixas temperaturas, mas também às águas termais, espalhadas ao longo de toda a sua extensão territorial. Devido a isso, é bastante comum ver pela Islândia lagoas e piscinas aquecidas. Além disso, o potencial energético vindo dessas águas é tão grande que toda a eletricidade consumida no país é gerada por fontes renováveis.
Florestas incomuns
As florestas são bastante raras na Islândia e existe até uma piada dos nativos que afirma que caso você deseje sair de uma área de mata, basta ficar de pé. Entretanto, as mudanças climáticas estão impactando essa questão, visto que as altas temperadores fazem com que as florestas estejam passando por um aumento no país. Atualmente, elas cobrem 1,5% do território islandês, o que é muito considerando a sua inexistência há 100 anos.
Cerimônia estranha
Existe na Islândia um baquente chamado Bóndadagur, que é realizado em um feriado dedicado a celebração dos maridos. A data em que esse banquete acontece é variável e está condicionada a um calendário bastante antigo do país. As festividades contam com comidas típicas e homenagens por parte das esposas.