De acordo com informações da agência Bloomberg, o Brasil se prepara para perder mais um grande investidor internacional. Trata-se de maior fabricante de cimento do mundo, a LafargeHolcim, que hoje ocupa o terceiro lugar no país, atrás apenas da Votorantim e Intercement.
A informação já esta sendo replicada por diversos portais de notícia brasileiro e, caso se concretize, pode levar ao desemprego de mais de 1,4 mil trabalhadores. Em 2014, o grupo já havia vendido ativos no país e agora acelera os passos para encerrar as atividades em território brasileiro.
Para prosseguir com a negociação, a empresa acionou o Itau BBA para intermediar a venda de seus ativos. Analistas, no entanto, enxergam que a saída do país não será tão fácil por conta das leis brasileiras.
A legislação brasileira impede o monopólio, então a LafargeHolcim não poderia vender suas instalações para uma grande empresa concorrente, como por exemplo as já citadas Votorantim e Intercement. Por outro lado, outras pequenas fabricantes não teriam o aporte necessário para arcar com o investimento. Em poucas palavras: sem comprador, é difícil vender.
Concretizada a saída do país, a LafargeHolcim se une a uma verdadeira debandada de grandes investidores estrangeiros. Apenas esse ano, tanto Ford quanto Sony já encerraram as atividades em território nacional, gerando desemprego de milhares de brasileiros.
A assessoria da empresa chegou a ser procurada, mas não quis se manifestar, de acordo com informações do jornal Estadão.