Uma doença nova, até mesmo para os médicos, tem gerado apreensão entre pessoas que já fizeram implante de silicone. Conhecida justamente como “doença do silicone”, a condição pode causar diversos sintomas e não se apresenta necessariamente da mesma forma.
Alguns dos sintomas possíveis são queda de cabelo, cansaço exagerado e até dores pelo corpo. A opção de retirada das próteses gera resultados quase que imediatos, conforme contam alguns pacientes que já passaram pela situação.
Ainda estão sendo conduzidos estudos para entender o que provoca os sintomas. Uma das suspeitas é que o processo de transpiração, que acaba permitindo que o organismo tenha contato com o gel da prótese, pode ser responsável.
A ex-BBB Amanda Djehdian, que participou da edição 15 do reality, foi uma das pessoas que recentemente passou por essa situação. “Faz dois meses que eu não sinto dor alguma, eu durmo. Nossa, eu sou outra mulher! Eu me exercito mais”, conta sobre a retirada da prótese, que foi necessária por conta da doença.
O caso foi exposto por reportagem do Fantástico na noite de ontem (28). Segundo a reportagem, aumenta o número de mulheres que sofreram com os sintomas e procuram informações. Especialistas ainda fazem alertas sobre os cuidados com a prótese.
Um dos principais mitos e causas de complicações, por exemplo, é a falta de manutenção do implante. As próteses, embora muito duráveis, não são vitalícias, conforme explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.