Um filhote de tubarão com uma aparência humana causou um certo rebuliço online nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, depois que um pescador de Rote Ndao, do leste de Nusa Tenggara, na Indonésia, disse que encontrou a criatura peculiar depois de ter cprtado o tubarão adulto, que seria sua mãe.
A descoberta bizarra só veio à tona depois que o pescador, identificado como Abdullah Fero, de 48 anos, voltou para casa e cortou um tubarão, que havia capturado em sua rede durante uma pesca noturna no fim de semana. Abdullah disse mais tarde à mídia local que encontrou três filhotes dentro de sua barriga.
Apesar de dois dos filhotes parecerem como tubarões normais, um deles apresentou olhos grandes e uma boca enorme, o que o fez parecer muito com um humano.
O pescador disse que desde então preservou o tubarão bebê de aparência única, que agora está atraindo moradores curiosos para sua casa. Além disso, fotos e vídeos do filhote estão circulando amplamente na Internet. Abdullah também disse que pessoas se ofereceram para pagar, na intenção de ficar com o filhote.
A pesca de tubarões ainda é permitida na Indonésia, apesar dos tubarões serem listados como espécie em extinção. A lei indonésia atualmente protege totalmente o tubarão-baleia, também conhecido pelo nome latino Rhyncodon typus. Não está claro qual espécie de tubarão Abdullah capturou.
Um novo estudo publicado no mês passado descobriu que a pesca excessiva eliminou mais de 70% de algumas populações de desta espécie nos últimos séculos. Os especialistas alertam há anos que o declínio incontrolável da população de tubarões afetará tanto o oceano quanto as vidas humanas.