Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um paciente com covid-19 sendo transferido na caçamba de um carro de passeio pela falta de ambulância para fazer o serviço de forma adequada. O registro foi feito na segunda-feira (22) e tem gerado revolta.
Nas imagens, o homem aparece sentado na caçamba do carro, ao lado da esposa e com um cilindro de oxigênio. A família foi encontrada por reportagem do G1 e informou que o destino era o Hospital Regional do Oeste, para onde o homem seria transferido.
Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos, tinha o diagnóstico depois de testar positivo e procurou o posto de saúde quando sentiu piora dos sintomas. O médico do posto então solicitou a transferência do paciente para o hospital, mas não havia ambulância.
A família ficou no posto de saúde por duas horas, até que decidiram voltar para casa. No entanto, não havia ambulância e com a piora do quadro de saúde, familiares se mobilizaram para leva-lo ao hospital. Uma irmã de Altair era a dona do carro e o cilindro de oxigênio, conforme conta a família, foi obtido por meios próprios.
“Ele estava bem fraquinho, com a respiração ruim, não conseguia dirigir. O batimento cardíaco dele estava muito baixo”, contou a mulher de Altair, que acompanhou o marido até o hospital.
O vídeo que circula nas redes sociais foi gravado pela estudante Amanda Tomasi, de 23 anos. Ela voltava da faculdade com a irmã e afirma ter ficado em choque ao ver a cena.
https://www.youtube.com/watch?v=J9x3RPgLt2U&ab_channel=PortalOesteMais