Um somatório de fatos acabou resultando na perda de 133 doses de vacina em Rio Bananal, no Espírito Santo. Um menino de 9 anos acabou desligando o relógio de energia do posto de saúde onde as vacinas eram armazenadas.
Assim como outros imunizantes, as vacinas contra a covid-19 precisam estar em baixas temperaturas para serem mantidas seguras. Cada uma tem sua própria exigência, mas todas elas se estragam quando expostas a temperatura ambiente por muito tempo.
Um caso registrado em Rio Bananal estava sendo investigado por possível crime de vandalismo ou sabotagem, mas não foi nada disso. As investigações foram encerradas e o responsável pelo episódio foi um menino de 9 anos.
Ouvindo testemunhas, a polícia pode delimitar o horário em que o relógio foi desligado e, a partir disso, analisar imagens das câmeras de segurança. Assim conseguiram identificar o menino e esclarecer toda a situação.
De acordo com o delegado, o menino brincava no local e subiu em um banco, ficando de frente para o relógio. “Curioso porque uma lâmpada vermelha piscava dentro do relógio o tempo todo, ele acabou desligando o relógio para tentar apagá-la”, explicou o delegado.
O menino conseguiu apagar a luz que piscava, desligando o relógio. Depois disso, ele perdeu o interesse e voltou a brincar normalmente. “Uma brincadeira de criança inocente que acabou gerando todo esse problema”, esclareceu o delegado Fabrício Lucindo.
O delegado explica ainda que uma cópia da investigação será enviada ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar.