Moradores da cidade de Rio Bananal descobriram ontem (18) a perda de 133 doses da vacina contra a covid-19. Os imunizantes haviam sido entregues pelo Ministério da Saúde e estavam sendo armazenados corretamente, até que um ato de vandalismo comprometeu as vacinas.
De acordo com a prefeitura da cidade, o relógio de energia do local onde as vacinas eram mantidas foi desligado por ação criminosa. A cidade tem cerca de 19 mil pessoas e já recebeu 479 doses da vacina contra a covid-19 até agora, mas perdeu 133.
Márcia Venturim, coordenadora de Imunização da cidade, aparece em vídeo divulgado pela própria prefeitura e explica como soube da notícia. Um servente que estava no local ligou para Venturim e avisou que o prédio estava sem energia e a geladeira estava apitando.
Venturim explicou ainda que não foram apenas vacinas contra a covid, mas também vacinas contra outras doenças que eram armazenadas na geladeira. A situação se tornou um caso de polícia, que passou a investigar a ação de vândalos.
Para o delegado Fabrício Lucindo, o suspeito agiu conscientemente e com o propósito claro de inutilizar as vacinas. O homem foi identificado depois de análise das câmeras de segurança de vizinhos e depoimento de testemunhas.
A polícia civil se reservou no direito de não revelar todos os detalhes já descobertas até agora e também não esclareceu se é investigada a participação de mais pessoas na ação criminosa.