Recentemente circulou nas redes sociais uma postagem dizendo que o uso das faixas no cabelo de bebês pode provocar refluxo gastroesofágico e a má qualidade do sono nas crianças recém-nascidas.
Essa postagem trouxe dúvida aos pais: é saudável e seguro usar os enfeites que sempre caem nas graças das mães para embelezar ainda mais seus bebês?
A origem dessa informação veio de uma postagem em que afirmava que o osteopata José Eduardo Souza atendeu uma criança que sofria de refluxo gastroesofágico bem como insônia e tais sintomas foram relacionados pelo osteopata à faixa de enfeite que a menina usava em sua cabeça.
No entanto outros médicos não concordam com o diagnóstico: a pediatra Flávia Oliveira disse que é improvável que o refluxo que a criança estava sofrendo fosse relacionado à faixa de cabelo, pois para ela seria preciso que a faixa estivesse muito apertada.
A pediatra Camila Reibscheid, que atua como pediatra no Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, no Estado de São Paulo, disse que não existem estudos que sejam comprovados suficientes para relacionar os problemas citados pelo osteopata ao uso das faixas.
A pediatra ressalta os cuidados que se deve ter ao usar o acessório, pois algumas mães colocam a faixa muito apertada na cabeça da criança causando irritação e incomodando o bebê.
A médica afirma que é preciso ter um cuidado dos pais a qualquer acessório usado para bebês, pois no caso das faixas as crianças podem arrancá-las a força e acabar se enforcando ao baixar o acessório até o pescoço.
Os especialistas alertam que as mães devem dar preferência aos acessórios que tenham tecidos mais delicados e que não apertam tanto a cabeça do bebê, lembrando do conforto e segurança da criança e se ela ficar irritada com acessório é melhor tirar imediatamente para evitar que a criança fique irritada.